O que não pode faltar em uma avaliação estética?

Olá pessoal? tudo bem ?

Neste artigo irei apresentar quais elementos são fundamentais em uma avaliação estética ou consulta estética se preferir.

Também, estarei falando sobre as razões desses itens não serem desprezados. Vamos lá ?




Esse dias, uma paciente me perguntou por quê eu tinha uma ficha tão comprida de perguntas antes de iniciar a entrevista médica ?

Eu, sorrindo, preferi lhe explicar de outra forma.. ..

Comecei explicando que se o profissional não conhece o mais completo possível seu paciente, há riscos envolvidos como não atingir os resultados esperados, ocorrer algum tipo de reação desconhecida ou aplicar um procedimento que não seja o apropriado à cada pessoa.

Mas é muito mais que isso ...

Ao registrarmos dados essenciais, durante a avaliação estética, estamos promovendo a melhor oportunidade de interação entre profissional - paciente onde um colaborando com o outro iniciam um elo importante no ato de promover os resultados desejados.


Uma avaliação estética ou consulta estética deve cumprir com momentos totalmente essenciais. Isto vale não apenas no primeiro contato, mas sempre que for solicitado uma nova abordagem seja ela clínica ou cirúrgica para o mesmo paciente.


Os momentos de uma avaliação estética devem conter pelo menos :

1- Acolhimento da queixa principal ou queixa estética que motivou a avaliação .

2- A anamnese ou entrevista

3- O exame clínico ou físico com destaque para região anatômica que motivou o paciente à buscar um tratamento.

4- A apresentação de uma proposta clara para solução da queixa estética.

5- Comum acordo entre profissional e paciente sobre a proposta de tratamento.


Antes da avaliação estética o atendimento já começa:

O motivo é que o acolhimento do paciente em seu espaço já de pronto é a primeira etapa do atendimento; Portanto, um acolhimento que seja maduro, profissional, nada de excessos ou sobrecargas demasiadas de conversas tentando falsear uma amizade antiga (digo isso quando os pacientes são novos). Tudo bem ser simpático, mas estética não é circo nem tão pouco o paciente foi lá para isso. Eu imagino o quanto os pacientes devem ficar pensando quando entram num lugares que parecem uma rave. Esqueça isso ! os pacientes querem é sair melhor do que entraram diante de suas queixas estéticas .



A anamnese é o momento mais importante e começa sempre com uma entrevista.

A apresentação formal do profissional ou especialista , preferencialmente privada para que haja conforto e o paciente possa responder as perguntas solicitadas pelo profissional para que sejam registrados no prontuário e no momento propício servirão de base para tomada de decisões ou indicação de procedimentos. É nesse momento que registramos todo o histórico do paciente, por isso, prefiro falar em #consultaestéticadevalor muito mais que #avaliaçãoestética.


Há muitas formas de se registrar os dados da sua #Avaliação estética, o mais tradicional, e básico é utilizar uma ficha clínica física de papel; Entretanto, com a revolução digital temos a total oportunidade de utilizar programas ou softwares capazes não apenas de registrar os dados com a individualidade necessária, mas registrar também imagens, anexar documentos, resultados de exames e outros registros de forma muito mais organizada. Eu pessoalmente, tenho utilizado o #mysmartclinic que é um software que foi totalmente produzido para servir à dermatologia ,cirurgia plástica e agora tem uma versão estética mais leve e acessível para quem deseja adotar um programa nas nuvens para registrar seus atendimentos.



Os motivos de utilizar softwares gestores não tem nada a ver com preguiça ou facilidade, mas com tecnologias de acesso e registros mais seguros.

Pois com o programa eu posso acessar de onde eu estiver os casos do meus pacientes, posso adicionar observações, monitorar atendimentos e muito outros registros de controle como fluxo de caixa, estoque e muito mais. Quem quiser visitar e testar o softwares #mysmartclinic tem uma versão grátis com gestão de pacientes que você pode testar a vontade. Clique aqui para visitar o site e acessar a versão free.



O exame físico, clínico e anatômico é o próximo passo e deve ,assim como a entrevista, ser privativo para que o paciente seja analisado de maneira o mais completa possível.

Queixas faciais são mais fáceis de começar o exame, mas não menos privada .Já as corporais tem sim muito mais exigência de terem um espaço privativo e um local para pendurar as roupas e um avental para o paciente.

Aqui cabe uma observação importantíssima:

Não queira omitir parecer, ou ficar em voz alta falando tudo o que pensa ou pensaria fazer em seu paciente. Seja ético !

Essa história de ficar falando em voz alta o que você acha que o paciente precisa ,principalmente no exato momento em que está examinando é coisa de reality show e isso pode provocar sensações negativas em seu paciente. Sem contar que ele vai achar que você é um tipo de profissional que não se contenta em tratar o que ela veio buscar .Deixe seu parecer para o próximo momento onde vocês estarão confortáveis para abertamente conversar sobre o que motivou a avaliação e o que deve ser feito para atingir o resultado.

Apresente seu parece técnico :


Eis a hora em que após o acolhimento, escuta, entrevista, exame físico você deverá traçar um plano de tratamento e apresentá-lo ao seu paciente. É nessa hora que, sim ,fale aberta e privadamente sobre os aspectos do caso, a atual condição e sua proposta de resolver o problema.

Lembre-se que seu parecer ou proposta deve suprir o desejo de alcançar o resultado .Caso isso não seja possível, indique um colega ou especialista que faz. Isso não é sinal de fraqueza, pelo contrário, demonstra sua habilidade de estar dentro de sua faixa de controle de qualidade. Além de ,claro ,demonstrar que você está integrado e bem relacionado em seu mercado .



A etapa final que eu descrevo como o comum acordo entre profissional e paciente é justamente o aceite de valores e contratação do serviço.

Caso você apresente uma proposta suficientemente capaz de atingir os resultados e seu novo paciente concorde. Essa é uma etapa normalmente de apresentação de orçamentos e subjeções onde o intervalo de tempo nem sempre é imediato. Deixar seu paciente decidir livremente sobre seu plano de tratamento é o mínimo que ele merece por direito. A era do consumidor chegou e ,nos atuais momentos, pressionar, barganhar, baixar preços para não " perder cliente " podem ser coisas que passam em sua cabeça e na cabeça do paciente também, mas lembre que se você entregou seu plano de tratamento e sabe do que ele é capaz de fazer por seu novo paciente, eu pergunto, por quê se desesperar ?


Aliás, falando nisso, quero destacar que estética não é essencial, nem tão pouco uma pessoa morre se não se tratar; Portanto, tenha bagagem, maturidade para viver nesse mercado e, principalmente, capital para sustentar seu negócio sem depender totalmente de cada novo paciente que está batendo na sua porta.

Caso isso esteja acontecendo, páre imediatamente! e reveja sua postura. Você pode estar tão ávido por dinheiro que irá topar atender qualquer um, por qual preço e isso um dia vai trazer problemas para si e para quem você tratou.


Esse não é um artigo aconselhador, nem pretendo dar conselho para quem já e grande o suficiente para se tornar um profissional de estética. porém eu desejo e espero que tanto os pacientes que lerem esse artigo que terão um real cenário do que pode esperar de uma boa avaliação estética ,bem como , os profissionais que lerem possam refinar sua performance e atingir melhores resultados para seus pacientes.


Até a próxima !


JF





O Dr. Jauru estuda, pesquisa e está em constante desenvolvimento sobre tecnologias e sua aplicação no órgão cutâneo.

Na Informática médica tem colaborado com diversos aplicativos, na Tele saúde. Ensina através da docência de fotônica e do laser terapias seja para facilitar o diagnóstico ou para entregar melhores cuidados médicos na dermatologia e para estética. Em 2006 lançou seu primeiro aplicativo que converte pacientes em clientes com o nome de clubdabeleza fidelimax .

Agora, para 2021 está lançando uma nova ferramenta de aproximação entre pacientes e especialistas: O App.clubdabeleza.online

Atualmente, o Clubdabeleza.com tem criado vários projetos como #dermatologia_sanitária, #pacientes-modelos , onde através de um Banco de pacientes modelos é possivel realizar procedimentos a preços de custos ou de graça .A plataforma atua com sistemas de geo localização onde o marketing é focado no valor e na arte do exercício médico com seus melhores talentos.

O Dr Jauru de Freitas acredita na transformação positiva das pessoas, na sustentabilidade e no relacionamento humano com o melhor usufruto das tecnologias. Além disso, escreve e produz conteúdo científicos com destaques importantes na Medicina estética.

Se você se identificou com a proposta vá conhecer o www.clubdabeleza.com Ah ! um aviso : Não é site de promoção. É um ecossistema criado para a estética pós transformação digital . A estética centrada na percepção de valor em reconhecer quem ama cuidar e quem adora ser cuidado .





22 visualizações

CONECTE-SE CONOSCO

  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
0

Clubdabeleza-clubdabeleza.com é marca por direito do Instituto Brasileiro de Ciências Integradas para Saúde, Bem estar & Longevidade Ltda.

CNPJ: 10.199.377/0001-75 © - Bahia - Brasil