Os desejos de Beleza ...em meio à Pandemia e o isolamento social


desejos da estética

Olá ,

Este artigo vai levantar alguns aspectos do desejo estéticos observados nos últimos meses enquanto a epidemia de Coronavírus assola o país .

A indústria da estética , da beleza , digo o mercado que envolve toda essa indústria, profissionais, especialistas, redes de clínicas, centro de beleza, salões, empresas, fornecedores e o público consumidor vive uma onda de inseguranças que chegam ao desespero em alguns casos.

Não é sem razão. A estética , assim como outras indústrias de mercado de bens e serviços que não são exclusivamente bens essenciais para sobrevivência e manutenção da vida estão parados e isolados de suas capacidades produtivas e comerciais devido a necessidade dos isolamentos sociais e restrição aos movimentos com objetivo de reduzir a contaminação e disseminação da gripe por Coronavírus.


A falta de alinhamentos entre governo federal,estadual e municipal, a falta de previsão de uma possível reabertura comercial, trouxeram ao mercado da estética e da beleza muito mais que uma redução da atividade comercial: Para a maioria da população,levanta a dúvida sobre sua real prioridade na lista dos gastos para que se consome. leia o artigo estética em tempo de epidemia clique aqui.


A redução do consumo é clara e está em todos os cantos do mundo onde há a gripe . O Brasil não ficou de fora desse contexto e sofre ainda mais com a clara piora da relação federativa com o governo federal e municípios. Além de uma crise sanitária, tem sido diária a disputa política consequentemente uma crise econômica .

As notícias estão sendo manipuladas ao bel prazer jornalístico de interesses ,o Brasil e os brasileiros ,naturalmente vivem um cenário confuso e exacerbada do problema potencialmente percebida em qualquer lugar desse país.


A estética e aparência e o isolamento

Tendo uma poderosa ferramenta de comunicação, o telefone e rede mundial de computadores ( a internet) e tendo como convívio as redes sociais como fontes de convivência a população brasileira a sua maneira se expressa publicamente e, assim, permite que possamos analisar como cada um ,cada setor tem visto este momento.


Durante este período tenho acompanhado os movimentos do universo da estética e o comportamento de cada setor e como as marcas e empresas estão se comunicando com seu público ,como os profissionais do ramo e especialistas vem se comunicando com suas audiências e, por fim, como a população tem se expressado sobre o assunto.


As atividades principais circulam na esfera das redes sociais que estão recheadas mais ainda de auto fotos ou de fotos de um passado que havia procedimentos e tratamentos sendo realizado. A interação entre profissionais e audiência acontecem pelas denominadas " live " um termo inglês simplificado que significaria " ao vivo " . As lives tem sido utilizadas das mais criativas formas deste ficar falando sobre um assunto (nem sempre do contexto atual ), aulas, entrevistas, bate papos ,seminários ou cursos.



Aliás, destaco que cursos tem sido a maior oferta deste momento, mesmo que alguns dos ministrantes não pareçam ter uma formação acadêmica e pedagógica apropriada para certificarem suas atividades formalmente, os cursos estão sendo oferecidos.Vai de você comprá-los ou não.

Manter a audiência precisa de alguns apelos..>



Falar sobre o pós pandemia, o que vem depois ? como será? ,o que fazer ? quais os tratamentos mais procurados depois que tudo voltar ao normal ?


Esses são alguns dos temas observados .Alguns chegam ao ponto de profetas,mas lhe faltam embasamento crítico para falarem..


Alguns chegam ao apelativo de publicarem que "sonharam que estavam a fazer um tratamento completo " ( preciso destacar que não é coisa simples ,mas daqueles que você deixa uns R$10.000,00 reais na entrada antes do tratamento) Sonhar não custa nada já diz aquela música...


Outros fotografam seus consultórios vazios, com sintomas de melancolia, às vezes, uma "Self " em frente ao espelho para escreverem : " saudades do consultório cheio .."





Na outra ponta,tem as empresas e indústria que estão silenciosas..Não manifestam quase nenhuma mensagem pública e no máximo colocam algum fotografia de um produto ou tecnologia que no passado foi um sucesso...outras nem isso ,aliás, têm marcas que já venderam seus ativos do ramo .






publicação de um profissional


Já o publico consumidor quase não fala sobre estética ..É mais expressado naqueles aficionados por atividade física mais narcisistas que tentam provar sua excelente forma física ( causada pela dieta seca barriga e tal ...) com fotos, quase sem roupas ..talvez para manterem sua audiência em alta ..ou para venderem aquele suplemento que ataca seus rins no final ...


O mercado da estética não costuma falar do lado ruim.Seja dos efeitos colaterais de um tratamento seja que pode dar errado ou que não dói ou coisa e outras negações .

Desculpem quem vive nesse nuvem perfeita,mas ela não existe e nunca existiu e agora está se revelando mais uma face do mercado da estética: Ela não resiste a crises e instabilidades econômicas.

Talvez,algum desavisado leia e pense que estou sendo prematuro em minha análise,mas não sou .Já tenho quase 20 anos reais e provados neste mercado e já vivi sim outras crises e vou contar .As outras foram um estágio essa é a prova se você souber superá-la você nasceu para trabalhar com a beleza das pessoas !


Tudo bem, tudo bem, a estética não é um bem essencial e isso eu escrevi até um artigo explicando os motivos e sua base na pirâmide de Maslow clique aqui para ler

O que levanto neste momento é uma reflexão :


Será que os milhares de profissionais e especialistas da estética que viviam antes da empolgação da estética pela estética sabiam que estavam entrando em um mercado flutuável ?


Por que a indústria que é a maior interessada nesse mercado se silencia deixando seus parceiros os profissionais e especialistas e fornecedores vivendo suas dores como se não fossem parte dessa cadeia produtiva ?


Vou citar um exemplo, a L´oreal criou um aplicativo para que salões e seus clientes pudessem ter um 'adiantamento" de serviços .Neste casos,você escolhe um salão e compra um serviço futuro para que depois seja usado este voucher.Assim ,com essa alternativa alguns salões puderam ter recebíveis antecipados de serviços podendo ter alguma receita.

Tudo bem o governo federal criou voucher de apoio e suporte ,mas não todos receberão.Em especial um setor que não é nem saúde,nem essencial e em alguns casos e de propriedade de uma categoria profissional que vive exclusivamente da estética.



Percebam que a pandemia está produzindo mais efeitos que apenas mortes de pessoas,mas de morte de negócios e até sonhos ...


Algumas pessoas tem sim o sonho de realizarem um melhoramento estético pessoal ou aprimoramento e como todos sabem ,quanto mais definitivo for o sonho ,mas alto é o preço ..logo podemos concluir que tanto a pessoa que sonhava ,quanto o especialista que aplica estão mais distantes um do outro .


Tudo bem ,tudo bem ,novamente, algum leitor mais atualizado tecnologicamente pode citar : " você pode investir em marketing digital e tentar ganhar mais clientes "


Bom, se você tiver dinheiro para investir , por certo tem dinheiro para sobreviver a uma crise e sustentar seu negócio até que comecem a surtir resultados o SEO e chaves de busca no Google para que quem sabe uma pessoa interessada chegue até você ! Até lá já passou muito tempo e seus gastos não serão poucos ,porque clicar é de graça para qualquer um ,mas é VOCÊ QUEM VAI PAGAR !


Além disso tem que produzir material apropriado, criar planilha de conteúdos e tudo isso requer profissionais para fazerem esse serviço;Logo mais investimento para quem sabe vir um cliente.Não estou dizendo que não funciona hein, só que não é para qualquer um.



Apesar de estar aqui numa reflexão que parece pessimista quero dizer que não é. Ao contrário é realista num mercado que conheço bem e que vive sempre do otimismo e que esse excessivo otimismo, talvez tenha sido uma das fragilidades que afetaram esse mercado..Isso não é assunto para hoje ..


Vamos falar,então sobre soluções, isso é promissor e vai deixar você mais esperançoso..


Está em pré lançamento, muito em breve, muito mesmo um aplicativo revolucionário para o mercado da estética.


Esse aplicativo oferecerá a canal rápido e eficiente para conectar com muita agilidade quem busca de quem oferece serviços de estética.


Aliás fiquei sabendo que também será revolucionário a modalidade de assinatura . Você somente poderá escolher se irá pagar uma mensalidade livre para receber novos clientes ou pagar apenas pelo serviço se você receber, ou seja, você terá a opção, pela primeira vez de ter clientes sem custo fixo e sem riscos de falsa publicidade.


Nada mais justo para contemplar uma solução para esse sensível mercado que é a estética e a suscetibilidade que vivem esse profissionais que tem custos fixos,mas a receita nunca é .

Quem quiser já antecipar sua inscrição e ficar na lista basta visitar o link clicando aqui

Para quem quer visitar o site da plataforma visite www.clubdabeleza.com

Bom espero que tenha estimulado uma reflexão positiva e realista sobre o assunto

Se gostou do tema e fez sentido para você manda mensagens ,escreva para e conte comigo para dividir sobre os assuntos que movem esse tema

até mais !


Jauru de Freitas



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Referências para a criação deste artigo :


https://epocanegocios.globo.com/Apoie-o-Negocio-Local/noticia/2020/04/loreal-cria-plataforma-de-compra-antecipada-de-servicos-para-saloes-de-beleza.html


https://www.brazilbeautynews.com/profissionais-da-beleza-sao-apoiados-por,3685


Effects of social media use on desire for cosmetic surgery among young women Candice E. Walker1 & Eva G. Krumhuber1 & Steven Dayan2 & Adrian Furnham3


https://exame.com/ciencia/o-mundo-pos-coronavirus-4/


https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/dez-dicas-para-negocios-de-beleza-enfrentarem-a-crise-covid-19,9caa5c5f58c31710VgnVCM1000004c00210aRCRD


https://nogueirense.com.br/a-pandemia-do-coronavirus-e-a-saude-mental



Sobre o autor :

Dr. Jauru de Freitas é médico atua na saúde pública e privada . É mestre e professor em Dermatologia e tecnologias para cuidados da pele.Atualmente,vem desenvolvendo tecnologias para facilitar diagnóstico e cuidados médicos Escreve e produz conteúdo científico. Na Medicina estética, atua há 18 anos na prática e 15 na docência.




35 visualizações

CONECTE-SE CONOSCO

0
  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic

Clubdabeleza-clubdabeleza.com é marca por direito do Instituto Brasileiro de Ciências Integradas para Saúde, Bem estar & Longevidade Ltda.

CNPJ: 10.199.377/0001-75 © - Bahia - Brasil