Máscaras com estilo e design fashion valem para proteção de contágio de doenças ?

O universo da moda entra no combate à pandemia.




Olá Membros e visitantes do Clubdabeleza.com , nosso fórum de perguntas recebeu ontem uma pergunta muito interessante de um dos associados : " - Essas máscaras com estilo fashion, coloridas ou estampadas funcionam do mesmo jeito que uma máscara protetora para evitar o Coronavírus? "

O nosso diretor médico o Dr. Jauru de Freitas responde essa pergunta :



Em primeiro lugar, o importante é que estamos em franco processo de expansão da epidemia viral do Coronavírus e , sem dúvida, a percepção de proteger-se e estar consciente do que se deve fazer para evitar o contágio e reduzir a disseminação é o mais essencial.

Em segundo lugar, o uso de máscara está aprovado e recomendado por diversos órgãos sanitários do mundo inteiro e se indica o uso quando a pessoa estiver em ambiente externo, circulando pelas ruas ,metrôs,transportes e ambientes de grande circulação ou quando há frequente contato com o público.


Em terceiro lugar, devemos entender a diferença entre máscaras descartáveis e reutilizáveis:

Enquanto as descartáveis tem caráter mais higiênico e servem melhor para atividades e trabalhadores tanto de ambiente de saúde,comércios de alimentos e demais locais onde ,realmente seriam necessários a troca frequente desse equipamento de proteção.Essa necessidade de trocas frequentes não só sobrecarrega a produção e fabricação como provocou inflação e aumento de preços devido à procura geral por esse produto nos mercado mundiais.


Já as máscaras reutilizáveis tem sido recomendadas para uso individual, por questões práticas, pois nem todos estão contaminados e os gastos com trocas frequentes de máscaras aumentariam os custos desnecessariamente para uma população prejudicada pela crise econômica que se instalou junto com a epidemia.

Ou seja, usar máscaras reutilizáveis de tecido reduzem custos,facilitam a vida da maioria das pessoas que não estão contaminadas e podem se prevenir dos contágios de maneira mais econômica e com uso de um acessório mais pessoal.

Em quarto lugar, precisamos descrever quais qualidades esse tecido deve possuir para ser considerado um bom filtro de proteção?

Dentre as qualidades como absorção e capacidade de ser lávavel e antialérgico, o tecido deverá conter um dupla face ou ser espesso para que absorva as gotículas . No quesito cor, estampas, é apenas um detalhe que acrescenta harmonia e tem mais apelo de padronizar com sua vestimentas do dia à dia .

A questão de ser um estilo é muito mais porque acaba ganhando um entendimento pelos fashionistas como mais um acessório .

O importante é lembrar que deve ser higienizado, lavado com água e sabão e água sanitária.

No mais, não há nenhum problema em usar uma máscara reutilizável de tecido seja colorido,estampado ou não .

Do ponto de vista médico e sanitário, usar uma máscara que carrega estilo ou lhe dê mais personalidade, não há nenhum problema .

Melhor com máscara do que sem não é verdade?!

Clubdabeleza.com

80 visualizações

CONECTE-SE CONOSCO

0
  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic

Clubdabeleza-clubdabeleza.com é marca por direito do Instituto Brasileiro de Ciências Integradas para Saúde, Bem estar & Longevidade Ltda.

CNPJ: 10.199.377/0001-75 © - Bahia - Brasil