Métodos e Análise e diagnósticos na estética

Atualizado: Out 13



Olá ,tudo bem com vocês ?

Você sabia que existem métodos de análise que auxiliam no diagnóstico e tratamento na estética ?


Neste artigo, irei escrever sobre métodos de avaliação e exames que aprimoram os recursos na hora de tomar a decisão de um procedimento.

A estética médica e, mais recentemente, a estética brasileira científica tem adotado métodos de análise para que suas avaliações, bem como parâmetros de tratamentos possam ter melhores performance.

A avaliação na estética é o primeiro passo dado entre o especialista e o paciente que procura um tratamento.

Na maioria das vezes, os profissionais mais técnicos atuantes costumam concentrarem suas avaliações na anamnese e no exame físico objetivo da região anatômica a ser tratada. ( entrevista e questionário realizado entre profissional e o paciente ) onde procuram elementos que expliquem a condição, situação e direcionem as necessidades de cuidados estéticos ou a indicação de um procedimento. Em seguida prescrevem suas condutas, passam suas condutas para secretária que costuma apresentar os custos e propostas para contratação. Essa é a rotina mais comum.

O que torna o mundo interessante é sua capacidade evolutiva e essa rotina tem sido repensada, já que os consumidores da estética querem uma proximidade com quem irá lhe tratar. Assim, os tratamentos estéticos tem implementado mudanças no fluxo de atendimento ,até porque, a relação de serviços sendo privativa força que o profissional seja também um negociador. E aí temos um problema : O profissional é treinado para ser um técnico e não um empresário de seu negócio.

Imagine você avaliar entregar um plano de tratamento e ao final do tratamento os resultados não foram tão satisfatórios para o paciente..

Imagine, agora, que você faça uma avaliação completa com dados precisos que controlem melhor a indicação terapêutica e ao final do tratamento o seu paciente tenha dúvidas e você apresenta os dados comprovando de forma material que houve sim melhoras .

Imagine um terceiro cenário, onde o paciente é acolhido ,avaliado e tratado e ambos profissional e paciente concluem de forma unânime que o tratamento foi bem sucedido ?


Na minha opinião, e quem já me conhece, sabe que utilizo sempre os recursos tecnológicos ,seja para tratar seja para analisar. Não dispenso. Eles realmente melhoram a percepção tanto do que é necessário ao caso (lembrando que cada caso é individualizado e merece uma análise personalizada) quanto entre sessões.

O uso de tecnologias e ferramentas complementares no atendimento é assim. Posso afirmar que a tecnologia auxilia em muitos outros setores da medicina, da saúde, a estética tem sido beneficiada e está sim tendo mais investimentos para melhores experiências.


Ainda sobre o termo avaliações na estética, eu pessoalmente, não tenho adotado esse termo ( publicamente sim, mas no formato do atendimento nunca !)

O motivo é simples:

O comércio costuma reduzir o entendimento sobre uma Avaliação na estética simplificando apenas à busca de saber quanto custa. Uma Avaliação é bem mais que isso. Por isso eu denomino de Consulta estética de Valor. Para quem desejar saber mais sobre esse tema pode se inscrever no evento que ocorre mensalmente e aprofundo o assunto.

Se você identificou com a proposta clique aqui para participar da Jornada da Estética de Valor é muito mais que um curso sobre como estabelecer um serviço de estética que seja valorizado e bem sucedido. É sobre seus talentos, carreira profissional neste segmento e como automatizar etapas complexas e que tomam tempo na hora de alcançar resultados, novos pacientes e entregar resultados.


Bom, vamos falar sobre ferramentas de suporte para melhorar seu atendimento na hora de avaliar ?

Abaixo eu vou listar e descrever os métodos de análise e exames mais bem fundamentados e que ajudam na hora de decidir o melhor caminho ou para monitorar a evolução de um tratamento estético bem sucedido. Vamos lá ?


I - Categoria Anamnese Exame clínico - Registros :



My Smart Clinic - Aplicativo

Esse aplicativo foi criado especialmente para cirurgia plástica, dermatologia. Agora, também, na versão para Clínica Estética.

O que ele faz ?

Ele ajuda em toda jornada do atendimento, desde o pré atendimento. tem vídeos explicativos das principais técnicas e procedimentos estéticos, tem quadro simulador para explicar anatomicamente um procedimento, além de ótima interface para registro do prontuário (inclusive com personalizações ).

Entrega orçamento, registra e monitora a conversão .Além disso tudo, controla caixa, estoque e tem um ótimo ponto que é a agenda online tanto para você quanto o acesso ao paciente com avisos e outras funcionalidades. Coloquei um link aqui para ver a versão free - >clique aqui








II- Categoria Análises Faciais :



Visia- A proposta dessa tecnologia é clara : comunicação completa e transparente com seu paciente. Com diversos filtros ele produz imagens em Uv, infra vermelho, expande e classifica a pele da face .è importado ,tem custos e está na sétima geração tecnológica . O preço salgado reduz a adoção desse equipamento junto aos especialistas brasileiros que ainda não enxergaram o custo x benefício .Mas tem no Brasil.




DermaScan full - Uma mini cabine + software que te ajuda a avaliar a face. Analises como texturas, colorações, hidratação, oleosidade, porosidade e até para rugas e sulcos. Registra tudo e gera plano de tratamento manualmente de acordo com a visão do profissional. Para visitar a empresa que fabrica clique aqui







Melameter - Analisador de fototipo. Está tendo dificuldades para classificar o tipo de pele do seu paciente? Quer analisar a modificação de áreas com evolução de algum tipo de tratamento ? Esse pequeno aparelho tem essa habilidade .







Dermeter - Esse aparelho é capaz de medir a hidratação, oleosidade e elasticidade da pele. Usá-lo é útil quando se deseja acompanhar modificações da textura da pele entre sessões por exemplo.Basta ligar o aparelho, colocar o sensor na pele e pronto!

                    Verifique a cor do sensor e o ícone que aparece para saber os resultados

                      da análise da sua pele.








III - Categoria Análise do cabelo :




Microscópios Dino- lite - Esse tradicionais microscópios digitais ganharam fama na engenharia e na informática acreditem .Em seguida entre os dermatologistas vindo a se expandiu pelo tricologistas. Um excelente aparelho. Requer uma capacidade de análise e conhecimento aprofundados sobre qualidade de fios entre outros. Tem software associado que grava, registra, recorta ,ampliar ,grava o vídeo entre outras .


IV - Categoria Análise do tecido subcutâneo :




Termográfo Flir - Mesmo princípio das câmeras termográficas que reconhecem a intensidade de calor emitida por Infra vemelho. Inteligentes e portáteis tem uma excelente aplicação em tratamento estéticos corporais em especial para tratamentos e monitoramentos da celulite, gordura localizada, criolipólise e outros procedimentos para redução da camada do tecido adiposo.











Ultrassonografia de alta resolução - O uso do ultrassom de imagem é consagrado, mas você sabia que está entrando no mercado o ultrassom para análise da pele ? Sim ! A ultrassonografia de alta resolução como é definida auxilia em diagnóstico obscuros como por exemplo no melanoma e agora tem sido adotado para avaliar posição de preenchedores, fios entre outros .


V- Categoria Análise Corporal



Analisadores da composição corporal - Essas balanças evoluíram e tem recursos que podem determinar diversos elementos como composição de gordura corporal entre outros .Muito útil em tratamentos de ganho de massa muscular, dietas e tratamentos metabólicos e controladores do peso.






VI- Categoria Aplicativos e ou softwares




Dermalogica.com - Um sistema que está em testes e utiliza a imagem da foto para classificar por Inteligência artificial sua pele, na área dos olhos, oleosidade ,textura entre outros .É fácil de usar.Problemas : é inglês e ao final ele recomenda cosméticos .Ou seja é beemmmm comercial, mas para saber seu estado ele não cobra a não ser seu e-mail.



Bom, procurei citar alguns dos principais mecanismos de análise e métodos que tem como objetivo parametrizar a estética .Sem dúvida utilizá-los durante a consulta estética como métodos de avaliação estética auxiliam a registrar, classificar e estabelecer melhores vínculos de confiança e acompanhar melhor resultados .

Pelo que você percebeu ao ler o artigo, ainda temos muito que evoluir, mas já temos ferramentas úteis e que entregam melhores informações para que paciente e profissional possam chegar juntos aos melhores resultados.


E você profissional da estética ? usa algum método que não foi mencionado ? mande aí nos comentários !



Até o próximo artigo !


Dr. Jauru de Freitas, médico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua na saúde pública e privada. É mestre e professor em Dermatologia com ênfase em tecnologias para cuidados da pele.

Em 2004 por precisar entender melhor como manter seu consultório entrou no curso marketing da FGV. Após o aperfeiçoamento, veio descoberta de um algoritmo que melhoraria a vida das pessoas. Em 2006 iniciou a estudar Tecnologia de informação e mais aprofundamentos em novos testes sobre ferramentas digitais para melhores conversões e impactos com resultados estéticos positivos que agora estão se mostrando importantes.

O Dr. Jauru estuda, pesquisa e está em constante desenvolvimento sobre tecnologias e sua aplicação no órgão cutâneo.

Na Informática médica tem colaborado com diversos aplicativos, na Tele saúde. Ensina através da docência de fotônica e do laser terapias seja para facilitar o diagnóstico ou para entregar melhores cuidados médicos na dermatologia e para estética. Em 2006 lançou seu primeiro aplicativo que converte pacientes em clientes com o nome de clubdabeleza fidelimax .

Agora, em 2020 está lançando uma nova ferramenta de aproximação entre pacientes e especialistas: O App.clubdabeleza.online

Atualmente, o Clubdabeleza.com tem criado vários projetos como #dermatologia_sanitária, #pacientes-modelos , onde através de um Banco de pacientes modelos é possivel realizar procedimentos a preços de custos ou de graça .A plataforma atua com sistemas de geo localização onde o marketing é focado no valor e na arte do exercício médico com seus melhores talentos.

O Dr Jauru de Freitas acredita na transformação positiva das pessoas, na sustentabilidade e no relacionamento humano com o melhor usufruto das tecnologias. Além disso, escreve e produz conteúdo científicos com destaques importantes na Medicina estética.

Se você se identificou com a proposta vá conhecer o www.clubdabeleza.com Ah ! um aviso : Não é site de promoção. É um ecossistema criado para a estética pós transformação digital . A estética centrada na percepção de valor em reconhecer quem ama cuidar e quem adora ser cuidado .







44 visualizações

CONECTE-SE CONOSCO

0
  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic

Clubdabeleza-clubdabeleza.com é marca por direito do Instituto Brasileiro de Ciências Integradas para Saúde, Bem estar & Longevidade Ltda.

CNPJ: 10.199.377/0001-75 © - Bahia - Brasil