Estética em tempos de epidemia

Será possível frequentar tratamentos e serviços de estética durante o período da epidemia?



Olá associados Clubdabeleza.com e demais leitores e interessados pelo assunto.

Esse artigo é decorrente de uma pergunta enviada para nosso diretor médico Dr. Jauru de Freitas onde uma paciente, preocupada com a expansão da epidemia de Coronavírus questiona se seria possível realizar suas sessões de tratamentos estéticos e outros procedimentos, assim que houver a reabertura e liberações dos decretos atuais de isolamento e fechamento dos negócios inclusive as clínicas, consultórios e demais serviços de estética.

Antes de começar gostaria de sugerir que leia os artigos sobre #cuidadosesteticosemcasa . Neste artigo (clique aqui ) sugerimos receitas de como cuidar de sua beleza em casa na segurança e conforto do seu lar.É sempre útil saber que podemos cuidar da gente,mesmo que em casa não é verdade ?

Voltando a pergunta sobre se é possível realizar ou frequentar serviços de estética mesmo durante o período de expansão da epidemia a resposta correta é depende.

Vou explicar :

Em primeiro, destaco que seria ideal que os clientes e pacientes que pretendem frequentar estivessem seguros de sua integridade quanto a sua saúde.Sabemos muito bem que estética é um melhoramento,aprimoramento e para melhores resultados o organismos não deve estar infectado ou sob estado de doenças.Resumindo, a saúde vem primeiro!

Também,seria ideal que profissionais do ramo e quem busca esses serviços pudessem ter realizado seus testes para que estejam mais confortáveis no momento que houver a liberação e decorrente aumento de circulação de pessoas nas rua.

Segundo é preciso lembrar que toda a campanha de isolamento e demais orientações sobre como prevenir o contágio ou consequente transmissão da gripe por #coronavirus é muito importante.

Cabe aqui lembrar que usar máscaras (leia o artigo anterior sobre máscaras ), lavar as mãos, higienizar com álcool são atos essenciais para que se reduza o contágio e, sem dúvida, torcer para que caso seja acometido o quadro seja estável e não evolua para complicações que podem levar a óbito o que ninguém quer.

Por isso, em terceiro, quero aconselhar,e falo isso como médico que, atua tanto na saúde publica como na atividade em meu consultório privado, onde também trabalho com procedimentos regenerativos e voltadas para estética.O meu conselho é que sejam cautelosos.


É óbvio que as clínicas de estética,serviços do ramo já estão a se preparar para atender com mais rigor e cuidados, mas há elementos que serão essenciais para frequentar um serviço de estética e também informações úteis. Vou citar alguns exemplos :


1. Espaçamento da agenda - Este é um elemento que deverá ser o mais importante.A distância e o intervalo entre os pacientes agendados não só reduz riscos,como permite a higienização entre um atendimento e outro.

2.Ventilação ou sistema de ar condicionado que esterilizam- Alguns estabelecimentos médicos e algumas clínicas possuem esse dispositivo o qual o ar interno é aspirado para o ambiente externo reduzindo a estagnação do ar ambiente dentro do serviço.

3.Oferta de álcool gel e máscara na entrada - Os estabelecimentos deverão seguir diversas orientações e uma delas é ofertar máscaras e álcool gel para higienização.

4.Uso completo de acessório e vestimenta protetora pelos profissionais -Para realizar os tratamentos ,aplicar os procedimentos, será um momento em que deverá ser preconizado o uso de paramentação apropriada pelo profissional executor.Confira que o mesmo estará usando toucas,máscara e principalmente luvas descartáveis (que deverão ser substituídas sempre entre cada paciente )

5. Maca e lençol descartáveis - Parece um elemento óbvio, mas não é .Há relatos de muitos locais em que a maca não é protegida corretamente; portanto,verifique !

6. Aglomerações - Este será um dos fatores possivelmente mais contestados.É comum as clinicas de estética compartilharem sessões como o de LASER para depilação onde são reunidos no mesmo dia todos os interessados. Talvez seja adiados ou deverá ser modificada esta rotina.

7.Toxina botulínica - Aí será um grande desafio...Há diversos relatos de que o #coronavirus deixa sequelas como a #sindromedeguillanbarré o que isso quer dizer ? Quer dizer que o vírus se instala na rede nervosa e sistema nervoso central promovendo diversos sintomas e existem relatos científicos (antes mesmo da epidemia )que a aplicação de #toxinabotulínica reduz os sintomas dessas síndrome.


Em resumo, respondendo a pergunta da paciente, sim será possível proceder tratamentos estéticos com o devido cuidados ,mas não se apresse, resolva primeiro o que é necessário em sua vida.

A #pandemia não é só uma questão de saúde. Envolve aspectos econômicos, orçamentos familiares,segurança pessoal o que torna um desafio complexo e requer muito jogo de cintura até porque o Brasil não é um país com estabilidade econômica.


Na minha opinião, o mais importante é sinta-se segura(o) que está tudo dentro do controle e se estiver sentindo que está tudo bem nada de mais em dar um trato na sua beleza !

Gostou do artigo ? clique no coração e fique à vontade para escrever um comentário ou fazer novas perguntas,responderemos sempre !

até a próxima !


#estéticasegura #clubdabeleza_oficial #esteticaemtemposdecoronavirus #saudevemprimeiro

66 visualizações

CONECTE-SE CONOSCO

0
  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic

Clubdabeleza-clubdabeleza.com é marca por direito do Instituto Brasileiro de Ciências Integradas para Saúde, Bem estar & Longevidade Ltda.

CNPJ: 10.199.377/0001-75 © - Bahia - Brasil