Cliente ou paciente ? qual o melhor termo para usarmos na estética?

Atualizado: Set 29

Olá pessoal ? tudo bem ?

Esse artigo de hoje irei falar sobre como desmitificar a relação profissional de saúde no atendimento na estética.

Acreditem, o que vou falar pode mudar radicalmente a sua visão sobre seu negócio, sua carreira e muito mais ainda como você tem sido visto em seu consultório ou clínica. Vamos lá ?

O termo paciente é comumente utilizado na saúde pelo profissionais para quem é atendido. Seja num hospital internado, numa clínica, policlínica ou consultório de serviço de saúde em geral; No entanto, esse termo não reflete diretamente o que acontece nessa relação quando o assunto é um atendimento voltada para estética.

Antes de escrever esse artigo, eu pessoalmente pesquisei diversas fontes de dicionário e, também como o marketing e o direito do consumidor interpretam essa relação profissional.

Não foi surpresa compreender porque dá tanto o que falar ...Há divergências. Tem profissionais que acreditam (ainda) que atender na estética o seu cliente deveria ser chamado de paciente o qual não o é !

Mesmo assim, com o passar do tempo e após viver, passar minhas dificuldades pessoais ,descobri, por mim mesmo, que o termo mais apropriado na estética é cliente, mesmo sendo médico. Mesmo eu atendendo uma consulta avulsa.


Mas você deve estar pensando ..Mas quando estamos a atender no serviço público do SUS, em um hospital, o correto é paciente ! Sim você está totalmente certo. Paciente é aquele que necessita de cuidados está totalmente entregue aos recursos e atributos do profissional de saúde e que por sua doença ou por conta de seu tratamento requer paciência. Assim como você eu gosto de utilizar o termo paciente, pois se encaixa perfeitamente no que podemos definir pelo dicionário.


Mas quando estou a atender na clinica de estética o termo DEVE MUDAR PARA CLIENTE .

A estética e cuidados estéticos, no momento, andam confusas e houve uma expansão incorreta do que definimos por estética no Brasil. Veja meu artigo sobre estética clique aqui.


Tenho visto muitos profissionais dela tentado expandir sua área de atuação incluindo percepções que são mais relacionadas ao envelhecimento do que a estética da beleza por si. Sem contar misturar tratamentos que falam sobre doença na estética...

Mas esse não é o assunto desse artigo, eu sei, mas eu precisava destacar para justificar.

Independente do que você esteja tratando na estética, sabemos que ela injeta doses de auto estima.

E beleza, meus queridos leitores não é obrigação para se estar saudável. Quem tenta justificar que uma pessoa mais bela ( já está errado usar o mais bela ...) é mais saudável se equivoca e dá argumento para se pensar que uma pessoa menos bonita ou feia seria doente.

Beleza é atributo pessoal e individual pode ser adicionado à um ser humano ,a um objeto material, mas não é essencial nem fundamental para ser feliz ,caso seu argumento seja esse. E muito menos de ser saudável !

Apesar de muitos profissionais utilizarem o termo paciente para tentarem reduzir a relação comercial de custos x benefícios que ocorrem nos atendimentos privativos, não dá para usar o termo sempre e principalmente quando os seus serviços são vendidos por um valor ou preço .


Utilizar o termo paciente para uma pessoa que você estabeleceu uma excelente relação de confiança com trabalhos realizados repetidamente em prol de resultados estéticos é equivocada.


Não use. Vai ficar chato você querer parecer que não tem nada a ver com relação comercial de pagamentos x recebimentos de seus serviços. Mais ainda, você não irá deixar de ser ético denominando as pessoas que você atendem por clientes, pois eles são !


Toda relação de trabalho onde alguém é contratado para prestar um serviço a outro é uma relação comercial e é justa e honesta, desde que os termos estejam claros, e a relação seja de transparência e de entrega de resultados entre serviços cumprindo com o ciclo : pedido - pagamento- resultados.


Seus honorários, seu valor e você merecem, assim como seu cliente também.( veja que é impossível não utilizar o termo cliente...poderia até citar o termo em inglês customers...)


Aliás ter clientes que voltam é ótimo até porque você provou que é bom no que faz tanto que tem clientes fiéis que retornam sempre que precisam de você !

E vou dizer mais uma dica :

Concentre todas suas forças em entender seus pacientes como seus clientes e trabalhe para transformá-los em fiéis e você não terá problemas em manter seu negócio ativo e funcionando,nem precisa term 100.000 seguidores fantasmas em redes sociais ou até mesmo diante de crises como a pandemia que fomos acometidos você não sofrerá!


Para finalizar esse artigo eu quero te passar uma dica simples:

Você sabia que o Clubdabeleza.com tem uma plataforma que acelera a conversão de pacientes em clientes ? E mais ... Você sabia que ela possui um aplicativo que atrai serviços para você ?

quer saber mais sobre como converter pacientes em clientes fiéis ou como aumentar o número de serviços em sua região ? visite www.clubdabeleza.com


Até o próximo artigo !










Dr. Jauru de Freitas, médico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua na saúde pública e privada. É mestre e professor em Dermatologia com ênfase em tecnologias para cuidados da pele.

Em 2004 por precisar entender melhor como manter seu consultório entrou no curso marketing da FGV. Após o aperfeiçoamento, veio descoberta de um algoritmo que melhoraria a vida das pessoas. Em 2006 iniciou a estudar Tecnologia de informação e mais aprofundamentos em novos testes sobre ferramentas digitais para melhores conversões e impactos com resultados estéticos positivos que agora estão se mostrando importantes.


O Dr. Jauru estuda, pesquisa e está em constante desenvolvimento sobre tecnologias e sua aplicação no órgão cutâneo.

Na Informática médica tem colaborado com diversos aplicativos, na Tele saúde. Ensina através da docência de fotônica e do laser terapias seja para facilitar o diagnóstico ou para entregar melhores cuidados médicos na dermatologia e para estética. Em 2006 lançou seu primeiro aplicativo que converte pacientes em clientes com o nome de clubdabeleza fidelimax .

Agora, em 2020 está lançando uma nova ferramenta de aproximação entre pacientes e especialistas: O App.clubdabeleza.online

Atualmente, o Clubdabeleza.com tem criado vários projetos como #dermatologia_sanitária, #pacientes-modelos , onde através de um Banco de pacientes modelos é possivel realizar procedimentos a preços de custos ou de graça .A plataforma atua com sistemas de geo localização onde o marketing é focado no valor e na arte do exercício médico com seus melhores talentos.


O Dr Jauru de Freitas acredita na transformação positiva das pessoas, na sustentabilidade e no relacionamento humano com o melhor usufruto das tecnologias. Além disso, escreve e produz conteúdo científicos com destaques importantes na Medicina estética.


Se você se identificou com a proposta vá conhecer o www.clubdabeleza.com Ah ! um aviso : Não é site de promoção. É um ecossistema criado para a estética pós transformação digital . A estética centrada na percepção de valor em reconhecer quem ama cuidar e quem adora ser cuidado .





30 visualizações

CONECTE-SE CONOSCO

0
  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic

Clubdabeleza-clubdabeleza.com é marca por direito do Instituto Brasileiro de Ciências Integradas para Saúde, Bem estar & Longevidade Ltda.

CNPJ: 10.199.377/0001-75 © - Bahia - Brasil