top of page

As novidades da estética ..que não são tão novidades assim...

Atualizado: 28 de jul. de 2022

Olá Clubers ?

Saudações aos visitantes novos do site e novos do blog do Clubdabeleza.com


Há muito tempo eu tinha vontade de escrever sobre um tema que me intriga muito:

Por que tantas técnicas na estética costumam ser lançadas como novidades sendo que, na maioria das vezes, são os mesmos procedimentos, porém com uma nomenclatura diferente ?

Sabe aquela técnica revolucionária que publicaram na revista dizendo que é uma novidade?

Pois é. Nem sempre é uma novidade ..Infelizmente, a ressignificação, colocar um novo nome, chamar de método X ou Método .. é muito comum no mercado brasileiro da estética. Você consegue me dizer por quê ?


Então, umas das estratégias do marketing é de trocar a embalagem ou aprimorar um produto dando um novo formato ( evolução ? melhoramento ou mais do mesmo ? ) .

Não existem estudos ou relatos que expliquem claramente porque isso acontece na estética. Eu nos meus ultimos 20 anos de atuação na saúde e vendo a estética, percebo que há uma facilidade maior de ser "adotado" um novo procedimento caso ele seja uma novidade que propôe alguma promessa a ser melhor cumprida .

O que vemos é muito " remake" de tempos em tempos com relançamentos de velhas técnicas com novos termos ..Exemplo seria a Mesoterapia.

Chamou intitulada de intradermoterapia, e agora é aplicação de " enzimas " ..

Outro exemplo ,gritante, é o caso da Bioplastia ou Bioplástica que ja foi denominada de Md Codes e agora se chama da HOF ( sigla de Harmonização oro facial ..)

..E por aís vaí a lista de velhos produtos em novas embalagens . Veja bem que não estou aqui para questionar se funciona ou não ou se vale a pena ou não..Estou aqui justamente a comentar algo bem mais sutil e mais ampla atingindo todos os atores do deste frágil ecossistema .


E você lembra de alguma técnica ou método que ganhou roupagem nova e agora com novo nome ou embalagem nova ? coloque aqui nos comentários e vamos falar disso !

Abraços !


Dr Jauru

Diretor técnico médico do Clubdabeleza.com




Referências para o artigo :



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page