A transformação digital e seu reflexo na Estética brasileira



Neste artigo estarei falando para você, profissional da saúde que atua no mercado da estética e para todos os atores que fazem parte dessa indústria que promove a melhora da auto estima pessoal de cada ser através dos recursos de melhoramento do aspecto externo e da melhor aparência física.


Não há dúvidas que o isolamento acelerou ainda mais o manuseio de mecanismos digitais para manter-se próximos aos familiares, amigos e aos clientes e assuntos de todas as fontes de interesse.

A pandemia da gripe do novo coronavírus modificou profundamente as interações humanas e catalisou ainda mais tendências do universo digital .


Parece que de tempos em tempos as formas de relacionamentos social entre as pessoas sofre algum tipo de nova adaptação. Novas linguagens,gestos e termos novos sempre se fizeram presentes e tem sidos registrados na civilizações.

A evolução cultural até mesmo a adoção de novas conhecimentos, tecnologias também são partes dos ciclos que a civilização deste planeta vive. Começo a contar sobre a transformação atual exemplificando a troca de mensagens :

Enviar e receber mensagens, sempre foi uma necessidade que servia para mais distintas funções. As tribos ,cada uma do seu modo criaram mecanismos de informar uns aos outros reduzindo a distâncias. Desde atualizar informações de guerra, troca de informações comerciais ou mensagens afetivas entre amantes ou bem quereres.


Os mensageiros, o correio do presente são as redes sociais digitais e outros aplicativos que aproximam pessoas de qualquer canto do mundo atraídas por interesses similares sejam eles afetivos, profissionais, políticos ou econômicos.


O isolamento social e a redução do comércio com a consequente circulação de pessoas em todas cidades urbanas ou rurais deste país vem demonstrando o quanto o ser humano precisa um do outro.


A transformação digital é um termo recente que vem sendo citado por muitos pensadores modernos para conceituar essa nova forma de nos relacionarmos com o mundo externo.


Através do celular, este aparelho com tecnologia que comunica, fala, registra dados, auxilia na pesquisa de informações e conteúdos, desperta você todos os dias e pode até pagar ou receber dinheiro ! Esse dispositivo se tornou obrigatório junto com o acesso a rede mundial de computadores, a internet. Talvez a maior e mais avançada tecnologia útil do século para o uso do ser humano, mas não é só isso.

O aparelho celular evolui para o smartphone , um computador de mão que trouxe os aplicativos, programas que rodam internamente e que fornecem recursos específicos para o proprietário do aparelho. Esses aplicativos tem ampliado a forma de comunicação e estão no pico da transformação digital que estamos vivendo.

A Era da informação e do conhecimento chegou e está se consolidando em uma velocidade incrível onde a atualização de dados é tão rápida que nem mesmo os órgãos de comunicação, como a imprensa estão conseguindo dar conta do recado. Agora a conversa é direta e com o mínimo de intermediários controlando essas informações.Mobilizando ou não grupos,comunidades que estão reunidas " on-line " por um interesse comum .

Essa reunião em grupos e comunidades criaram nichos específicos também para os pensamentos ..As ideologias se polarizaram e com isso o controle sobre o que o outro pensa já não é mais uma opção, a liberdade de pensar é um fato que não se pode mais conter .


Mas o leitor deste artigo deve estar pensando ..e o que isso tem a ver com o mercado da estética ?

Como essa transformação digital poderá ser útil para meu trabalho, meu negócio ?

Sim, tem tudo a ver e você já sentiu o primeiro choque de realidade que o isolamento lhe causou em seu negócio ..Nem tudo será mais presencial .E seu cliente agora tem mais poder de informação e decisão que antes . A era 4.0 do marketing chegou e também afetará o mercado da estética brasileira.




O universo digital é amplo e criativo e tem espaço para todos os tipos de manifestações.

Assim como você todos os seus clientes (e arrisco dizer, até futuro clientes.. ) começaram a compreender que não é mais possível conter uma informação ou até mesmo reduzi-la só para você. Não há mais exclusividades. Nem tão pouco imagine que daqui para frente a concorrência é visível ,ou seja , é esse ou aquele .a concorrência é invisível .. A realidade é seu cliente ou futuro cliente decidindo, por si próprio ( com seu smartphone..) ) quem, onde e quando irá procurar um produto ou serviço de estética.

No seu caso, como profissional , vejam os exemplos das centenas de congressos e encontros profissionais de negócios que foram cancelados. Esses eventos que antes eram esperados para lançarem novidades e aproximarem os pares agora acontecem de maneira virtual e você pode participar de sua cozinha enquanto prepara seu jantar ...


A transformação digital vai imprimir uma força modificadora nos encontros pessoais, nas agendas de serviços e negócios. Esses serão mais bem arranjados ou personalizados e deverão, também , serem mais objetivos, mais completos, deverão ser mais envolventes e emocionalmente elaborados .O foco é resultado completo ..Não haverá muito espaço de tempo para vendas enganosas ou falsas promessas .Essas irão rapidamente serem destruídas pelos comentários e avaliações online que apagarão do mercado os oportunistas que sempre tentam uma vantagem indevida repetindo golpes sem que ninguém seja avisado..

Os preços por certo deverão ser ajustados já que o valor ganhará um melhor status ficando em primeiro plano e o preço será o primeiro filtro na ordem de escolhas, ou seja, primeiro qualidade ,mas com preço !


Por fim, é possível prever que a qualidade deverá ser mais importante do que uma publicidade exagerada ou excessivamente distorcida e que as comunidades voltarão a ter mais força de indicação do que a propaganda.

O cliente será muito mais importante do que antes e isso vale, inclusive, para nós profissionais, quando olhados pela visão da indústria e dos fornecedores ..

Não se apavore.É bom lembrar que o mercado da estética brasileira é, por natureza ,flexível ,ajustável e sempre aberto a inovação, mas frágil em se manter constante em seu mercado diante de crises (leia meu artigo como fica a estética ( clique aqui ).

Vale a pena ficar preparado e suscetível para ajustes em seu negócio sob pena de extinção ou perder espaço para quem estiver melhor adaptado à nova era que começa. Para quem quiser ler mais sobre quais as alternativas para se adequar a nova era da transformação digital no mercado da estética eu recomendo ler meu artigo Os desejos de beleza em meio a pandemia (clique aqui )


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sobre o autor :

Dr. Jauru de Freitas é médico atua na saúde pública e privada . É mestre e professor em Dermatologia e tecnologias para cuidados da pele. O Dr Jauru de Freitas, trabalha com tecnologias desde 2004 e, atualmente, vem desenvolvendo aplicativos para facilitar diagnóstico e cuidados médicos .Escreve e produz conteúdo científico. Na Medicina estética, atua há 18 anos na prática e 15 na docência.







47 visualizações

CONECTE-SE CONOSCO

0
  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic

Clubdabeleza-clubdabeleza.com é marca por direito do Instituto Brasileiro de Ciências Integradas para Saúde, Bem estar & Longevidade Ltda.

CNPJ: 10.199.377/0001-75 © - Bahia - Brasil