A moda na estética:

Atualizado: Jul 6

O que funciona para mim pode não funcionar para você !


Olá queridas e queridos leitores, o assunto desse artigo irá falar sobre como a influência de padrões na estética pode ser perigosa em todos os sentidos. Acompanhe a leitura que irei explicar .


A estética da beleza é um dos elementos que compõem a moda. A moda por sua definição do francês " mode" quer dizer um hábito, comportamento ( modus em latim ) .

A Moda é um costume ou o uso de algo que está em voga em uma determinada região ou comunidade. Pode-se se dizer que a moda trata de uma tendência ( imposta ou naturalmente adotada). A moda pode, também, ser entendida como um mecanismo que regula escolhas de roupas, acessórios, jeito de ser ou fazer algo. Possivelmente a pressão social indica determinada ação, comportamento ou vestimenta ou no caso do mercado da estética ou um procedimento ou um efeito estético. A moda por repetir-se em um grupo de pessoas tornar-se uma identidade ,sendo mais provisória que perene.Assim sendo " demodé " é algo que saiu de moda ou que não mais pertence aquele grupo ou hábito deixado de lado.

Vejam que no momento que eu descrevo o conceito de moda ,algo em você desperta sensações como estou na moda ? não estou ? e se não como faço para estar ?

E acrescento mais uma pergunta : Ao descrever o que significa moda,o doutor parece que está falando de estética ,não parece ?

Pois,bem, é por essa razão que o tema desse artigo versa sobre padronização da estética...

No meu entendimento,após estar acompanhando quase 20 anos o segmento de estética no Brasil e no exterior,posso dizer que há uma direta aproximação entre os dois termos moda é estética da beleza.Muito mais porque a beleza é um produto da moda do que o contrário.A moda apodera-se da beleza para que haja sim uma forte influência e assim ter poder de estimular,motivar que o novo habito seja adotado .

Refletindo,sobre o assunto ,vejo que o mercado da estética,também ,utilizar da beleza que está na moda para também incutir em seus consumidores um novo hábito e ,nesse caso,um novo procedimento,equipamento ou um resultado estético .

Talvez o mais perigosos desses sejam os procedimentos e os resultados...vamos aprofundar o tema.

No artigo anterior escrito beleza x juventude ( clique para ler aqui ) eu escrevo sobre o conceito de estética, de beleza e aprofundo um assunto que é o desejo da juventude onde os geradores de tendência (um exemplo são os influenciadores ) são capazes de criar desejos de procedimentos estéticos. Poderia citar dezenas que exemplos em que essa situação foi usada ,mas vou ficar com o mais atual e um exemplo um pouco mais antigo mais muito popular . A sra Angelina Jolie e a Sra Kim Kardashian .

A primeira , se tornou o ícone da boca. A Sra Angelina jolie sempre teve aqueles trações e sua proporção e seus lábios carnudos com closes repetidos nos filmes de holywood e seu perfil de mulher emporada trouxeram aos consultórios o desejo de uma " boca da jolie " em cada mulher. O que ocorre é que nem toda pessoa tem a anatomia da Sra Angelina Jolie e por isso a frustração ou atos desesperados onde a pessoa realiza procedimentos repetidos até que resultado em distorção, complicações ou pior deformações.


A segunda, é mais atual e sendo socialite e influenciadora digital . A sra Kim Kardashian vive de sua imagem. Apesar de ainda possuir trações originais , a já rica Sra Kim Kardashian , realiza frequentemente procedimentos estético em troca do mercandising . Neste caso, é proposital, ou seja, você não sabe se ela realiza porque quer ou porque estão lhe pagando para influenciar outras pessoas a fazerem.

Seja o primeiro quanto o segundo exemplo,,há uma forte aproximação aos ícones e suas influências. A tentativa de reproduzir o mesmo efeito em cada ser humano é que assusta.

Não é raro na estética. Há procedimentos que " viralizam " em pouco tempo e somem no mesmo tempo tão rápido quando aparecem. Esse é o centro desse tema : Será mesmo que a estética deveria ser tão volátil ? A estética da beleza natural de cada ser humano ,o aprimoramento do melhor de cada ser já não são suficientes ?


Conheça Os famosos exageros estéticos - O Popular


Essa são perguntas muito mais direcionadas aos profissionais, àqueles que atuam no ramo, pois seguidores ou não de tendências ,são treinados para realizar procedimentos estéticos com segurança e não apenas servir como veículo para pessoas descontroladas .Aliás,essas mesmas tendências podem num momento alavancar sua carreira como pode afundá-la. Está aí o exemplo do " Doutor bumbum " ,doutor dieta e outros doutores e doutoras que ultrapassam os limites da ética e da moral com vistas lucrativas muito mais do que especialistas em melhoramento humano.


A estética, como mercado,tem alguns hábitos negativos ,como por exemplo o exagerado desejo de novidade.É importante destacar que nem toda novidade é boa,muito menos a novidade pode estar sendo digerida pelos consumidores ( e até os profissionais) sequer entenderam a última versão da novidade .


Ao meu ver,enquanto, a pandemia perdura e os serviços não essenciais como os procedimentos estéticos e as clínicas estéticas estão hibernadas ,há uma reflexão profunda desses profissionais,tanto quanto,a sociedade ,sobre o que é realmente essencial. (já escrevi um artigo sobre a estética em tempos de pandemia clique aqui e outro artigo sobre como fica a estética ? clique aqui )

Aqui entro um pouco mais fundo nesse assunto e recorro à percepção de negócio no ramo.Enquanto se espera uma reabertura e como muitos falam,o novo normal .Há uma oportunidade para A NOVA ESTÉTICA .


Essa NOVA ESTÉTICA é mais sensata.Mais comedida,centrada totalmente em cada cliente ou paciente como preferir. A NOVA ESTÉTICA será muito mais personalizada e os preços praticados por certo serão mais próximo da realidade de muitos ,senão todos.Não estou falando em preços baixos ou preços populares,até porque a estética não é barata .Os produtos e insumos de qualidade e um serviço de qualidade não são nada baratos,mas podem ser mais acessíveis.

Outra virtude que vejo nessa NOVA ESTÉTICA é que os procedimentos serão menos complexos e com uma tendência de serem mais manuais . Minha esperança é que a indústria da tecnologia na estética,já esteja pensando em também se ajustar a NOVA ESTÉTICA e flexibilize mais o acesso à dispositivos e equipamentos eletromédicos e não sejam tão recolocadores de inovações ( se essa inovação não for mesmo uma inovação útil para o mercado brasileiro.


Enfim, a frase do tema resume esse assunto : O que funciona para mim pode não funcionar para você.

Respeitar a individualidade de cada pessoa,cada pele,trabalhar mais para que a auto aceitação seja mais evidente na auto estima trarão mais lucros seja para o paciente ,seja para o profissional nesta que eu considero A NOVA ESTÉTICA que vem por aí .

até mais e se você gostou do artigo e fez sentido para você ,pode curtir e compartilhar em suas redes de amigos

Aproveito para fazer um convite especial aos profissionais e especialistas que gostam de refletir e aprofundar assuntos não só pelo lado bom da estética para participarem do Café com Ciência pelo Youtube ,todas as sextas-feiras eu estou lançando um vídeo novo que entra fundo em assuntos do mercado da estética,da vida profissional na estética e assuntos que quase não são falados entre profissionais. Para acompanhar clique aqui para se inscrever e receber semanalmente o conteúdo.


Sobre o autor:



Dr. Jauru de Freitas, médico atua na saúde pública e privada . É mestre e professor em Dermatologia e tecnologias para cuidados da pele.Estudo marketing de serviços pela FGV .


O Dr. Jauru de Freitas, pesquisa e desenvolve estudos com tecnologias desde 2004 e, atualmente, atua na engenharia médica de aplicativos para facilitar o diagnóstico e cuidados médicos e a aproximação entre pacientes e especialistas. Escreve e produz conteúdo científico. Na Medicina estética, atua há 18 anos na prática médica .


Referencias para o artigo :


A moda


Procedimentos feitos por famosos e seus riscos


Famosos influenciam cirurgias plásticas


Tratamentos dos famosos que cabem no seu bolso


Os casos famosos de exageros estéticos

27 visualizações

CONECTE-SE CONOSCO

0
  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic

Clubdabeleza-clubdabeleza.com é marca por direito do Instituto Brasileiro de Ciências Integradas para Saúde, Bem estar & Longevidade Ltda.

CNPJ: 10.199.377/0001-75 © - Bahia - Brasil