A invasão do Marketing digital no seu consultório

Atualizado: Ago 12


Lotar a agenda, trazer pacientes, transformar seguidores em clientes são algumas das promessas que você pode estar vendo em seus feeds do instagram, Facebook etc.. Uma verdadeira avalanche de ofertas de serviços de marketing digital. Neste artigo vamos analisar esse assunto.


O MARKETING DIGITAL BATENDO NA SUA PORTA ou MELHOR NO SEU FEED

Se você é da área da saúde , em especial, da estética e tem conta no Facebook ou Instagram e costuma divulgar seu consultório, deve estar recebendo uma avalanche de proposta como " lotar " sua agenda , trazer pacientes entre outras propostas..

Detalhe, nem sempre são apenas não médicos te propondo esse cursos e serviços revolucionários,mas também,médicos,dentistas que dizem terem criado um método inovador ,basta claro que você compre um curso deles ou contrate os serviços.


Para quem estiver lendo esse artigo, quero me apresentar, pois não quero que pareça que estou a escrever sobre um assunto que não domino.:

Me chamo Dr. Jauru de Freitas, atuo tanto na saúde pública quanto na medicina privada e desde 2003 fui atrás de aprofundar os conhecimentos de gestão de clínica e acabei por me inscrever em cursos de marketing. Primeiro, concluí um curso de pós graduação na FGV em marketing de serviços de saúde.Em seguida, por incentivo dos professores fiz um MBA executivo de Marketing onde desenvolvi um olhar diferenciado e profundo do conhecimento sobre o verdadeiro e fiel conhecimento de como utilizar o marketing médico ou marketing para negócios de saúde.

Naquela época, falar em marketing médico não era nada bom, por isso dediquei a reconstruir meu plano de negócio e cuidar de meus interesses. Até haviam alguns interessados, colegas, que na intimidade, pediam alguns conselhos ainda que discretamente já que abordar o assunto poderia parecer, digamos, anti ético, segundo os preceitos do conselgo médico.

Fui convidado, raras vezes para explanar sobre como o conhecimento do marketing médico e como ele poderia aprimorar o consultório médico, melhorar sua produtividade, mas ainda com resistências.

Ainda naquela época, eu publiquei alguns artigos sobre o Medical Branding suas vantagens de olhar sua carreira profissional por essa ótica, mas foi nos estados unidos que tive mais aproximação com médicos e instituições do ramo, pois naquele país havia mais abertura para um diálogo sobre o business na saúde.

O MARKETING x MARKETEIRO UMA VISÃO DISTORCIDA

Marketing e " marketeiro" são coisas distintas e não deveriam ser colocadas na mesma situação.

O Marketeiro é um termo pejorativo associado a alguém com personalidade não confiável ou com interesses apenas lucrativos associados à picaretagem ou pilantragem.Tipo alguém que usa de artíficos para obter ganhos e lucros em cima da honestidade das pessoas .

O Marketing não é nada disso.

Marketing é um conjunto complexo de conhecimentos,estratégia de mercado,métodos de análise de perfil de consumo. Tudo embasados em economia de mercado com propósito de colocar o serviço ou produto certo no público apropriado.


A PANDEMIA ISOLOU AS PESSOAS FECHOU NEGÓCIOS E DESPERTOU O MARKETING DIGITAL

Vejam só, passou o tempo, a globalização e a internet trouxeram uma aproximação entre as pessoas, serviços, negócios e a PANDEMIA fez aflorar uma a realidade de mecanismos de vendas : as vendas digitais ou e-commerce. O isolamento que fechou portas de todos os negócios no mundo inteiro tornou a internet o único veiculo de diálogos, conversas, trocar de assuntos e informações e,principalmente, negócios. Segundo alguns dados as vendas digitais em cresceram entre 80 a 111% .


O MARKETING APARECE SEMPRE COMO SOLUÇÃO EM PERÍODOS DE CRISE

O aumento do uso da internet como meio de negócios, convivência social, tornaram, então, os info-produtos o foco de negócios para quem busca recuperar seu negócio, bem como, a oportunidade de renda já que os empregos estão escassos senão raros.O marketing entra como uma estratégia ,uma forma de replanejar seu negócio e reposicioná-lo (um termo importante em marketing).


O MARKETING DIGITAL DESCOBRE OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE


descoberta

Com as clínicas e consultórios fechados, principalmente , no ramo da estética ( leia meu artigo " E como fica a estética ? " clique aqui . Os proprietários se viram sem chão a pensar em como manter seus negócios. Da mesma maneira, sem dúvida, o impacto seria a descoberta de uma grande transformação que vinha humilde, silenciosa acontecendo: A transformação digital (clique aqui)

Serviços antes realizados pessoalmente passaram a serem adaptados e recriados para serem virtuais ou não presenciais. Uma verdadeira revolução cultural, uma nova era está aparecendo e, com isso, o marketing entra em cena para ser adotado pelo profissionais da saúde para não serem eliminados ou extintos.


NÃO ADIANTA APENAS SABER" VENDER SEU PEIXE "

Relembro,os caros leitores, que já escrevi um artigo sobre uma análise de como os profissionais do ramo da estética vem tentando " vender seu peixe " nas redes sociais. E, por certo,para eles é frustante. Tão frustante você ficar publicando conteúdos, falando sobre tratamentos, postando fotos de sua rotina em sua clínica ,tentando chamar a atenção de potenciais seguidores para ,quem sabe,virarem clientes. É nesse momento da linha do tempo que aparecem em larga escala oportunidades para uma atualização e reciclagem no modo de gerir os próprios negócios e o marketing digital aparece na superfície como um método novo e revolucionário na forma de atrair ou trazer pacientes para sua agenda.

É aqui que aparece os profissionais do marketing ,e nesse momento, o marketing digital ofertando soluções.



O MARKETING SEMPRE FOI ÉTICO ,FALAR MARKETING MÉDICO ÉTICO É DESNECESSÁRIO.

O marketing é muito mais que um conjunto de princípios de economia de mercado que servem para que se criem estratégias para vender produtos ou serviços para um público específico.

Entretanto, o marketing não vende.Por essa razão,falar de marketing ético não é necessário e nem tão pouco ajuda o marketing médico a ser mais amplamente adotado.

O marketing é excelente para distinguir um resultado eficaz de um nada útil, mas o que torna o marketing atraente é a promessa de aumentar as vendas sejam de produtos ou serviços; Porém, vender serviços é muito mais complexo do que vender produtos e não é possível utilizar o mesmo marketing para ambos. Aí que está o grande erro dos principais agentes de marketing digital no momento. Colocar o marketing digital como um salvador de negócios não é verdade e essa tem sido usada e criada por vendedores de ilusões que querem seu dinheiro em nome da esperança.


A promessa do marketing tem fundamentos, mas nem sempre são instantâneos,por isso,a frustração de alguns com o que o marketing digital ,mas o erro está no agente de marketing que não percebeu que não pode aplicar os mesmos métodos para serviços de saúde na estética.


ESTÉTICA É UM SEGMENTO TOTALMENTE DIFERENTE DA SAÚDE

Médicos, fisioterapeutas, clínicas, consultórios são serviços e o marketing de serviços não funciona com a mesma metodologia que se aplica para produtos, em especial , numa situação diferenciada, como quando você esta vendendo serviços não essenciais como a estética que tem como destaque a aparência , a vaidade e os riscos bem conhecidos e divulgados publicamente.

A Estética requer muito mais que apenas posts chamativos ou selfie ou fotos de antes/depois.

A estética precisa de resultados concretos e uma boa reputação por parte do especialista e isso só é possível com testemunhos reais e com a propagação boca à boca .

Parece estranho falar sobre marketing digital e incluir ações concretas presenciais, mas é a pura verdade. Um paciente feliz, contente e bem resolvido e tratado vai ter força de indicar outro com convicção se comparado com ações do marketing digital o testemunho real de consultório bate 10 x 1.Ou seja, 90% de novos clientes são oriundos de sua competência concreta e 1% podem vir por meio digitais clássicos citados acima .


CADA UM É LIVRE NO MERCADO CAPITALISTA PARA FAZER COMO BEM ENTENDER

Gostaria de ressaltar que não é nada pessoal, mas cada um é livre para aceitar ou não serviços que você acredite serem úteis para melhorar seus negócios. Estamos no mundo pós moderno com fins de capital e a liberdade é o fundamento que permite cada um ser o quer ser. Nem estou aqui para desqualificar ninguém, nem tão pouco mostrar que não funciona, os métodos, cada um com seu nome famoso ou não tem seu espaço e consumidores; Entretanto, destaco um fato que, chamar a atenção não significa clientes novos.


Ter clientes novos ou pacientes novos é tudo o que realmente os profissionais desejam e precisam para manter seus negócios abertos. Até porque os serviços são criados para atender pessoas .


MARKETING É FERRAMENTA O EQUIPAMENTO MAIS IMPORTANTE É VOCÊ !


Enquanto o marketing digital está batendo na sua porta que parece muito fácil e atrai e seduz por trazer a ideia de imensas quantidades de pacientes.

Mas nem por isso é garantia.

A reputação do profissional de saúde, principalmente na estética é requisitada em mais de 95% da pesquisas que definem a decisão de comprar um serviço e isso, me desculpem os mais modernos, sem prática, sem tempo de trabalho, não é possível . Você pode até ficar se desgastando horas criando textos e informações atrativas, pode até comprar seguidores, mas não pode comprar tempo de experiência profissional. Não se fruste.

Se você tem talento e é sinceramente dedicado, tempo irá conduzir sua carreira à excelentes resultados e com o passar do tempo, você não sofrerá tanto com o medo de manter seus negócios. Há outras tarefas de gestão que devem ser reavaliadas antes de pensar somente em clientes novos para manter um negócio.


PARA QUEM TRABALHA COM SERVIÇOS NA ESTÉTICA ESTÁ CHEGANDO UMA NOVIDADE NO MERCADO


A transformação digital também está chegando na estética, Em breve estará sendo lançado um aplicativo com finalidades práticas e mais objetivas no que tange aproximar pessoas de especialistas. O Aplicativo tem funções de ligar quem procura serviços de estética com quem os oferece .Tem um poderoso geo localizador que conecta quem procura com o profissional mais próximo. Além disso, promove avaliações o que irá posicionar os melhores e mais avaliados especialistas para cada procedimento entre outras funcionalidades. O responsável pelo app é o clubdabeleza.com um clube que já lançou um app de fidelização inteligente que troca os pontos de estética por prêmios e serve como excelente programa de manutenção na estética. Vamos torcer e que venha logo !

Tem a live da transformação digital na estética no Estética em Revista. Quem quiser participar da maratona pré lançamento do aplicativo de 18/08 das 14:30 às 15:30


Referências para esse artigo :


Economia Notícias Compras pela internet disparam em meio a pandemia- clique aqui

Marketing digital o que é ? - clique aqui

Marketing médico os limites para divulgar sua clínica - clique aqui

A Transformação digital na estética - clique aqui

19 visualizações

CONECTE-SE CONOSCO

0
  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic

Clubdabeleza-clubdabeleza.com é marca por direito do Instituto Brasileiro de Ciências Integradas para Saúde, Bem estar & Longevidade Ltda.

CNPJ: 10.199.377/0001-75 © - Bahia - Brasil