A estética na intimidade

O aumento da propagação de tratamentos estéticos genitais tem dividido opiniões.



Olá leitoras e leitores ,

O assunto desse artigo até o dia em que resolvi escrever tem dividido opiniões. O motivo : Nos últimos meses houve um aumento da propaganda de tratamento estéticos da intimidade ou a estética genital.


Ao contrário do que se pensa,ela não é tão recente. A cirurgia plástica e alguns ginecologistas cirurgiões já citavam procedimentos como a labioplastia , mas o que temos de novo são abordagens detalhadas de diversas subáreas da genitália feminina e outras regiões anatômicas do entorno.O que antes eram perineoplastia, ou levantamento do útero e outros órgãos internos, como se cita popularmente,tornou-se praticamente obsoleto.

Agora é o rejuvenescimento vaginal ( um termo que tenho mais como um termo pejorativo, exagerado, mas que tem sido usado em larga escala nas redes sociais para a reconstrução vaginal da intimidade da mulher . Os apelos ou justificativas para aderir aos procedimentos estéticos da intimidade soa muito parecidos com os mesmo usados para quaisquer outro procedimento estético: Sentir-se bem,recuperar a sua auto estima .

Dentre os procedimentos que tem sido divulgados estão a redução da gordura supra púbica , o recorte dos excessos da genitália como os pequenos lábios (quando esses em alguns casos são mais pronunciados que o restante da genitália) há também a clitoroplastia ou Ninfoplastia, que é a redução do tamanho do clítoris, o clareamento genital e da região perianal e por fim a redução do alargamento do canal da vagina . Há outros procedimentos menos destacados como a depilação definitiva ,porém ficam menos destacados diante desse catálogo.

A onda se iniciou pela europa, por certo,pela itália, berço do aparelho de LASER de CO2 fracionado da Marca DEKA de firenze que lançou uma ponteira denominada " Monalisa touch " . O LASER DE CO2 é antigo e conhecido por promover a descamação e remoção de camadas cutâneas para renovar ou reduzir as cicatrizes de acne .Já essa ponteira foi desenvolvida para um aplicação controlada de energia e luz no canal vaginal com objetivos de reparar o canal,reduzindo assim o espaçamento das fibras musculares do canal,renovando a epiderme do canal o que torna menos ressecado tendo efeitos com menor desconforto durante as relações ou atos mais prazerosos .

O clareamento íntimo , ou seja da região íntima ou da região perianal e anal ,tem com o objetivo de remover as manchas discrômicas entre o tom da pele e o escurecimento da vulva e região de virilhas e perianais. Ocorre em qualquer tipo de pele ,sendo mais comum na pele morena. A Acantose termo utilizado para esse escurecimento benigno é um espessamento de células da epiderme ricas em melanina promove o escurecimento A Acantose tem causas variadas,mas o efeito desejado é clarear,deixar a pele rosinha e renovada;Entretanto,para alcançar esses resultados,entre o procedimento e os efeitos desejados há o tempo de recomposição com efeitos diretamente ligados aos procedimentos.Dor,inchaço,queimação e as dificuldades inerentes a um procedimento cirúrgico. Há relatos de pacientes que ficaram insatisfeitas com os resultados ou que ocorreram sintomas com a perda da sensibilidade na área genital.

Sobre os clareamentos ,esses são realizados por ácidos aplicados quimicamente e que podem provocar ,também,reações como queimaduras ,bolhas,feridas e até cicatrizes indesejadas .


Os procedimentos estéticos nunca foram tão interessantes,mas a omissão dos efeitos e reações (alguns efeitos são necessários para atingir os resultados ) provocam medo,insegurança e insatisfação. E por quê omitir ?


Aí eu destaco o assunto.A estética por estar ofertando beleza e percepção de melhor estima tem um defeito de esconder o que ocorre entre o antes para o depois .Em verdade,não há nenhum demérito em esconder que há um período de recuperação obrigatório,doloroso até,mas ,na minha opinião não precisa disso para que o paciente aceite o tratamento.E,pessoalmente, procuro deixar claro e descrito aos meus pacientes tudo o que ocorre para chegar ao resultado e, mesmo assim, acreditem, tem pacientes que não conseguem entender porque inchou ? porque está descascando tanto ? por que escureceu ? Enfim ,a prova de que cego não é apenas aquele que não vê,mas aquele que não quer ver.


Os procedimentos íntimos não são exclusivos das mulheres ,os homens ,também estão realizando ,por isso, eu preconizo a importância de uma conversa clara,sobre resultados,efeitos e principalmente consequências .Veja que usar a palavra consequência torna o assunto pesado..O que não reflete totalmente a realidade .

Há riscos em qualquer procedimento que se faça. Até uma injeção simples pode baixar sua pressão ou provocar efeitos contrários,mas como o assunto é estética,o que era para ser leve fica sério não é mesmo ?

Mais um argumento para reforçar o meu conceito de que está nascendo um novo movimento . No meu ver #Anovaestética tem como princípio a transparência e os riscos assumidos com consciências de seus atos .

E você o que acha dos procedimentos íntimos ? acha que vale a pena ? Você os faria ?

Qual sua opinião ?



Referências para o tema do artigo :


A moda do rejuvenescimento vaginal

Rejuvenescimento vaginal vira a nova obsessão

Clitoroplastia experiências

Sobre a baixo "auto estima " vaginal

Toda vagina é única


Sobre o autor:



Dr. Jauru de Freitas, médico graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atua na saúde pública e privada . É mestre e professor em Dermatologia com ênfase em tecnologias para cuidados da pele.

Estudou marketing de serviços pela FGV e tem MBA em Marketing.

O Dr. Jauru , pesquisa e desenvolve estudos com tecnologias desde 2004 e, atualmente, atua na engenharia médica de aplicativos na Telessaúde para facilitar o diagnóstico e cuidados médicos,bem como a aproximação entre pacientes e especialistas. Escreve e produz conteúdo científicos. Já na Medicina estética, atua há 18 anos na prática médica e procura contribuir para uma estética séria e mais científica.

35 visualizações

CONECTE-SE CONOSCO

0
  • Instagram
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic

Clubdabeleza-clubdabeleza.com é marca por direito do Instituto Brasileiro de Ciências Integradas para Saúde, Bem estar & Longevidade Ltda.

CNPJ: 10.199.377/0001-75 © - Bahia - Brasil